Companhia de dança dirigida e coreografada por Ivan Motta.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BALLET DA UFRGS em parceria com a COMPANHIA H

O espetáculo Descontrários foi elaborado a partir do Projeto de Criação do Ballet da UFRGS, apoiado pela Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), que tem o objetivo de criar um grupo de Dança representativo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e principalmente do Curso de Licenciatura em Dança, assim como, de divulgar e representar a UFRGS e sua política cultural de preservação, memória, produção cultural e artística através de apresentações diversas. Além, é claro,  de contribuir com o desenvolvimento e o crescimento da prática da dança fundamentada nas ciências do movimento e da educação oferecidas pelo curso de Licenciatura em Dança, aproximando as práticas pedagógicas e produções acadêmicas realizadas às atividades do Ballet da UFRGS.

Com a palavra, o diretor Ivan Motta:

A convite da coordenadora do recém criado Ballet da UFRGS, a professora Lisete Arizault de Vargas, para a criação de um trabalho que ao mesmo tempo refletisse o talento e o potencial dramático de seu jovem elenco naquele momento, também servisse como uma amalgama da mistura diversa que é a formação técnica dos mesmos, indo do jazz, sapateado ao balé clássico, moderno e assim por diante, estruturei e participei da montagem que intitulamos  Descontrários .
A principio, o que poderia ser uma tarefa exorbitantemente difícil mostrou-se fecunda, dado a espontaneidade , convicção e sentimento de integração do grupo. Na invenção da dança que começamos nada foi artificial ou forçado, fossem nas improvisações ou nas variações especialmente criadas, tudo foi executado com a mesma convicção e empolgação. Houve em tudo uma consciência de obrigação recíproca, um motivo de mútuo respeito e gratidão.
É difícil determinar o que merece mais admiração nesta colaboração: o coreógrafo, que penetra em um mundo de talentos inatos dos interpretes ou estes que respondem de maneira perfeita à inspiração criadora do coreógrafo? Ao término do trabalho ficou a consciência de que o bailarino de um grupo não precisa abdicar da sua identidade pessoal em prol do êxito coletivo, o que necessita é a compreensão de uma disciplina coletiva e sua adaptação ao conjunto ao qual pertence.

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