O caráter substancial da coreografia elaborada dentro da Cia H vem basicamente do conhecimento, temperamento, identificação e experiência do bailarino diante de diferentes propostas de estudos apresentadas, sejam através de jogos de improvisação, através de uma linguagem formal e tradicional ou mesmo pela proposta de resolução de um conflito essencialmente psicológico em relação ao momento de um personagem que o bailarino esta tomando posse.
Muitas destas coreografias são resultados de um processo de tentativa e erro, em que apresentado o tema, somente os segmentos que se tornem uma manifestação de uma relação fundamental com a proposta irão transformar-se em '' coreografia '', e então levadas a cena; o processo de colaboração é bastante intenso e muitas das vezes a minha principal função é estar atento ao esforço criador do bailarino e servir de registro, acrescentando ou descartando informações , criando um esforço em dois sentidos que não se excluem necessariamente um ao outro.De todo material apresentado, muitas das vezes aquilo que foi descartado, servirá futuramente como ponto de partida para a realização de uma próxima obra.
Trabalhando com bailarinos de diversas formações, com bailarinos jovens e outros já de larga vivência profissional, a maior dificuldade na composição final é criar uma unidade homogênea de forma que quando apareça em público o resultado da obra demonstre acabamento profissional e competência artística.
No caso específico do Pessoas - Diário do Desassossego, por tratar-se da segunda parte de uma trilogia proposta como forma de homenagear o gênio criador do poeta e escritor português Fernando Pessoa, nos estudos para realização da seqüência, tomei contato com uma peça bastante singular dentro da obra do escritor, extremamente urbana e inquietante, ainda atual, " O Livro do Desassossego", peça única de um heterônimo, Bernardo Soares, a ponto de muitos estudiosos referirem-se a ele como um semi-heterônimo, já que o mesmo foi utilizado apenas para esta peça.
A proposição deste tema foi de fácil aceitação e elaboração para o elenco, pois a maioria já tinha algum tipo de contato com o trabalho do escritor por terem participado do projeto anterior e com o aumento do elenco para realização desta, o mais interessante no processo de colaboração foi propiciar a integração destas diversas tendências que se somaram das quais deriva o estilo e característica de movimento da obra.
Muitas destas coreografias são resultados de um processo de tentativa e erro, em que apresentado o tema, somente os segmentos que se tornem uma manifestação de uma relação fundamental com a proposta irão transformar-se em '' coreografia '', e então levadas a cena; o processo de colaboração é bastante intenso e muitas das vezes a minha principal função é estar atento ao esforço criador do bailarino e servir de registro, acrescentando ou descartando informações , criando um esforço em dois sentidos que não se excluem necessariamente um ao outro.De todo material apresentado, muitas das vezes aquilo que foi descartado, servirá futuramente como ponto de partida para a realização de uma próxima obra.
Trabalhando com bailarinos de diversas formações, com bailarinos jovens e outros já de larga vivência profissional, a maior dificuldade na composição final é criar uma unidade homogênea de forma que quando apareça em público o resultado da obra demonstre acabamento profissional e competência artística.
No caso específico do Pessoas - Diário do Desassossego, por tratar-se da segunda parte de uma trilogia proposta como forma de homenagear o gênio criador do poeta e escritor português Fernando Pessoa, nos estudos para realização da seqüência, tomei contato com uma peça bastante singular dentro da obra do escritor, extremamente urbana e inquietante, ainda atual, " O Livro do Desassossego", peça única de um heterônimo, Bernardo Soares, a ponto de muitos estudiosos referirem-se a ele como um semi-heterônimo, já que o mesmo foi utilizado apenas para esta peça.
A proposição deste tema foi de fácil aceitação e elaboração para o elenco, pois a maioria já tinha algum tipo de contato com o trabalho do escritor por terem participado do projeto anterior e com o aumento do elenco para realização desta, o mais interessante no processo de colaboração foi propiciar a integração destas diversas tendências que se somaram das quais deriva o estilo e característica de movimento da obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário